top of page

Um pouco mais sobre a Revista Afluente!

POR QUE TIVEMOS A IDEIA DE LANÇAR UMA REVISTA ELETRÔNICA?

A ABES é uma associação sem fins lucrativos que conta com profissionais atuando em diversas áreas afins do saneamento, desde profissionais seniores até profissionais juniores. Estes profissionais detêm e geram amplos conhecimentos técnicos relacionados à área, muitas vezes sem ter um espaço específico que incentive a publicação, divulgação e geração de conhecimentos nas áreas nas quais a ABES atua. Ainda, muitos profissionais que estão iniciando sua jornada no mercado de trabalho estão desenvolvendo trabalhos práticos interessantes em suas empresas e carecem de um meio de divulgação de fácil acesso e direcionado a este público específico.

A ABES conta com duas revistas científicas nacionais. A inclusão de trabalhos nesses periódicos, no entanto, segue normas rígidas que nem sempre viabilizam a simples troca de saberes e experiências.  O núcleo JPS da seção gaúcha buscou oferecer uma alternativa de publicitar os trabalhos de seus integrantes, sem conflitar com os meios de divulgação científica tradicionais.

Neste sentido, uma revista eletrônica trará maior visibilidade aos associados da ABES enquadrados como JPS dentro e fora da associação, incentivará o desenvolvimento e a continuidade de estudos na área bem como seu compartilhamento e troca de experiências entre profissionais, contribuindo para o cumprimento da missão e dos objetivos da ABES. Para a entidade, trará benefícios mútuos em questão de visibilidade, atração e retenção de profissionais qualificados entre seus membros, ganhos com relação à imagem pública e criação de acervo técnico próprio.

SOBRE A NOSSA IDENTIDADE VISUAL!

QUAL A PERIODICIDADE DA REVISTA?

A revista terá periodicidade semestral.

QUE TIPOS DE TRABALHOS SERÃO PUBLICADOS?

A revista é aberta à publicação de artigos não-científicos e de caráter prático, sejam eles inéditos ou não, relacionados às áreas de âmbito da atuação da ABES contemplando a multidisciplinariedade das mesmas. De forma geral, a publicação inclui, mas não limita-se a, os seguintes temas: saneamento, meio ambiente, educação ambiental, capacitação para o setor e sustentabilidade ambiental.

A revista aceita:

  • Artigos apresentados em Congressos Científicos

  • Trabalhos de Conclusão de Curso (publicado na forma de resumo)

  • Estudos de Caso

  • Casos de Educação Ambiental

  • Casos de Inovação

​Algumas observações:

Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos de conclusão aprovados poderão ser adaptados e submetidos para publicação.

Estudos de Caso

Os estudos de caso são narrativas que descrevem uma situação problema e de que forma o(s) autor(res) procedeu com seu diagnóstico, avaliação e solução. Exemplos de estudos de caso são desenvolvimento de iniciativas na cidade, comunidade, universidade, empresa, melhoria em processos, implantação de ferramentas de gestão e boas práticas, entre outros.

Estudo de Caso – Educação Ambiental

As publicações de casos de educação ambiental visam ilustrar uma situação em que uma situação problema tenha sido identificada e fez-se uso da educação ambiental para solucioná-la ou diminuí-la.

Relatos de Experiência de Inovação em Processos Produtivos

Um Caso de Inovação deverá apresentar ideias inovadoras propostas e desenvolvidas pelo autor para a solução de um problema identificado e poderão contar com otimização de tarefas, diminuição de desperdícios, entre outros.

COMO FAÇO PARA PUBLICAR?

O chamamento para publicação ocorrerá por meio de edital (consulte o link de editais). A seleção será feita pelo Conselho Editorial da revista. 

Os artigos deverão seguir a formatação explicitada no edital.

bottom of page